Se você faz parte do time que tem sensibilidade nos dentes, vai se interessar por este post. Afinal, cada vez que você toma algo muito quente ou muito gelado se incomoda com a sensação, certo? Por isso, é importante saber o que causa essa hipersensibilidade, já que assim você conseguirá reduzir esse probleminha diário. Leia mais!

SENSIBILIDADE NOS DENTES: O QUE É?

Mulher sente dor por conta da sensibilidade nos dentes
A sensibilidade nos dentes é um problema comum entre brasileiros

Todo mundo conhece alguém que sofre com dentes sensíveis, né? Na hora de tomar um cafezinho ou, pior ainda, de morder um picolé o sofrimento é certo. Mas, afinal, o que é a sensibilidade nos dentes? De forma geral, é uma condição que vai se desenvolvendo ao longo do tempo por conta de problemas comuns. Nem toda dor de dente está associada à cárie, o que é surpresa para muitos pacientes. Na verdade, a dor da sensibilidade é causada, por exemplo, por retração gengival, quando a gengiva retrai e expõe a raiz do dente. E sim, a escovação errada, aliada a alguns outros fatores, pode ser a causa desse problema que afeta muitos, muitos brasileiros!

Clique aqui e leia mais sobre clareamento dental

O QUE MAIS CAUSA ESSE INCÔMODO?

Além da escovação forte, outros fatores podem promover a sensibilidade nos dentes. Um deles são os alimentos com fontes de ácidos, como refrigerantes e frutas cítricas. Ninguém precisa deixar de consumir esses alimentos, mas após a ingestão é necessário higienizar a boca, inclusive fazendo bochechos com água.

Nessa linha, mais um fator causa o problema em questão: problemas estomacais. Por conta dos ácidos que voltam com o refluxo, os dentes podem ser e geralmente são afetados. Por isso, é importante tratar a causa, que é o problema estomacal, juntamente com um médico gastroenterologista para aplacar a consequência, que seria a sensibilidade dental.

Ainda, é possível que a sensibilidade nos dentes seja causada por outros problemas bucais, como apertamento e bruxismo. Por sinal, essas doenças também merecem atenção e devem ser analisadas, pois toda disfunção em uma parte do corpo interfere em outros sentidos no nosso organismo.

COMO TRATAR A SENSIBILIDADE?

Considerando o que foi dito nos tópicos anteriores, a sensibilidade pode ser causada por razões diferentes. Nesse sentido, devemos avaliar a causa para depois poder tratá-la. Para tanto, é imprescindível que você procure um dentista caso sofra com esse problema.

Mas, para prevenir esse incômodo, algumas dicas são bem importantes: evitar alimentos muito ácidos; utilizar escovas de dente macias; optar por cremes dentais com baixa abrasividade; e enxaguar a boca com água previamente à escovação em casos de ingestão de alimentos ácidos.

Saiba mais sobre nossos serviços visitando nossas redes sociais!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *