Ninguém resiste a um sorriso perfeito, né?! Nessa hora, um dos grandes aliados é o aparelho ortodôntico. Hoje em dia, com as tecnologias atuais, temos muitas opções de aparelhos. Assim, o paciente tem mais liberdade para escolher o aparelho ou alinhador que mais o agrade. Quer saber quais são essas possibilidades? Leia nosso post!

QUAIS SÃO OS MODELOS DE APARELHO ORTODÔNTICO?

Antigamente, a única opção eram os aparelhos fixos, com exceção dos aparelhos móveis infantis. Mas, de uns anos pra cá, os aparelhos móveis para adultos ganharam espaço e estão conquistando cada dia mais pacientes. Por isso, vamos falar um pouquinho sobre eles: alinhadores invisíveis.

Alinhadores invisíveis

Os alinhadores invisíveis são aparelhos removíveis de acetato que corrigem a posição dos dentes de acordo com um planejamento digital prévio feito pelo dentista especialista em ortodontia. Dessa forma, sim, é um procedimento tecnológico! Realmente, fica imperceptível no sorriso e é uma alternativa para o aparelho ortodôntico tradicional.

É feito um escaneamento do sorriso do paciente, que é transformado em um modelo tridimensional na tela do computador. Em seguida, chega a hora do planejamento digital, em que serão feitas as movimentações necessárias de cada dente separadamente para atingir o resultado esperado pelo dentista e paciente, sendo que ele pode aprovar ou não o tratamento antes de ir para a impressão. Nesse sentido, é bem isso que você entendeu: antes de começar o tratamento, o paciente já sabe como ficará o resultado final!

Os alinhadores foram criados com o intuito de permitir aos pacientes que alinhem seus sorrisos sem utilizar os famosos braquetes metálicos ou de porcelana, resumindo, sem a necessidade de um aparelho fixo, que, além de não ser esteticamente agradável, demanda muito mais tempo para higienização.

Leia mais sobre alinhadores invisíveis clicando aqui.

Aparelho ortodôntico autoligado, incluindo o de porcelana

Aqui na Apóllon Odontologia, já não utilizamos como aparelhos fixos os famosos aparelhos de borrachinhas coloridas. Além de ser mais trabalhoso e chamar muita atenção, esse modelo tem um problema: acúmulo de mais placa bacteriana que as outras opções, o que não é benéfico para a saúde bucal.

Entre os aparelhos autoligados, temos o nacional e o importado. Concluindo, o que muda é que o importado é um pouco mais discreto, um pouco menor. Mas, ainda mais discreto que ele, temos o aparelho ortodôntico autoligado de porcelana! Considerando que é superdiscreto, ele acabou se tornando uma das opções queridinhas do momento.

Todos eles são opções vantajosas, já que vão alinhar os dentes, ajustar a mordida e garantir aquele sorriso com que todo mundo tanto sonha. Mas existem sim algumas diferenças entre eles.

DIFERENÇAS ENTRE AS OPÇÕES DE APARELHOS ORTODÔNTICOS

O investimento no tratamento convencional de aparelho ortodôntico e dos alinhadores é bastante similar. Contudo, apenas o custo do aparelho em si depende do modelo escolhido: convencional nacional, importado, de porcelana ou alinhadores. Ah, além disso, a complexidade do caso do paciente em questão também pode interferir no valor.

Ainda, como vantagem dos alinhadores invisíveis, destacamos duas especiais: o tempo do tratamento, que acaba sendo menor, já que ele acelera o processo, e a discrição. Por mais que os aparelhos autoligados de porcelana sejam uma boa pedida nesse caso, os alinhadores invisíveis são imbatíveis neste quesito.

A higienização dos dentes é a mesma indicada para quem não utiliza nenhum tipo de aparelho, apenas com escovação e fio dental. Para quem usa os alinhadores, fica mais fácil, já que o alinhador é retirado para higienização. O que difere é que os alinhadores devem ser higienizados também, apenas com escovação, sem necessidade de creme dental. No momento de recolocar os alinhadores, pode-se utilizar Blue-m em spray, que elimina as bactérias anaeróbias que causam o mau-hálito.

Quem utiliza os aparelhos fixos acaba demorando um pouco mais para higienizar, mas, com o tempo, o paciente se acostuma e fica mais fácil escovar os dentes e passar fio dental.

QUAL OPÇÃO DE APARELHO ORTODÔNTICO ESCOLHER?

Bom, certamente você viu que opção de aparelho ortodôntico não falta, não é?! Entretanto, para garantir que a escolha seja a melhor possível em todos os aspectos, o ideal é que você agende um horário com o ortodontista. Por isso, na avaliação, será possível entender a necessidade específica do seu sorriso, a média de tempo para utilizar o aparelho ou alinhador e outros detalhes do seu caso.

Nosso ortodontista, Dr. Ricardo Sampaio de Souza, é especialista há 25 anos em Ortodontia, mestre e doutor na área, e já é Invisalign Doctor há 12 anos, sendo o pioneiro na região Oeste do Paraná.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *