Assim como todas as outras partes do corpo, nossa boca merece atenção. Muitas vezes, algumas sensações nos indicam de que é preciso ter cuidados. É fato que problemas bucais podem interferir na saúde integral do paciente. Que consultar um dentista regularmente é importante nós já sabemos. Porém, você sabia que há sinais em nosso organismo de que você precisa adiantar a sua consulta odontológica? Leia o post e descubra quais são eles!

1 – DOR DE DENTE

Esse talvez seja o motivo mais famoso, não é?! Em caso de dor nos dentes, é sim necessário visitar um dentista. Além de ser considerada como uma dor horrível, talvez das piores, ela pode indicar problemas. Por isso, se você sentir esse desconforto em algum dente, agende seu horário! Ainda mais se você já tiver histórico de algum problema bucal, afinal, ninguém precisa sofrer novamente com uma dor dessas!

2 – MACHUCADOS E FERIDAS BUCAIS

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que feridas podem não ser um sinal de doença. Mas, por via das dúvidas, é bom ficar atento! Podemos causar feridas na boca de diversas formas: ao morder acidentalmente, passando a língua em uma parte do dente ou da restauração quebrada… As conhecidas aftas e as herpes labiais também são incômodas. Entretanto, é necessário investigar as causas dessas feridas, pois podem ocorrer infecções ou uma lesão pior. Dessa forma, fique de olho!

3 – SANGRAMENTO

Sangramentos em qualquer parte do corpo nos deixam preocupados. Na boca, mesmo sendo uma região mais sensível, não pode ser diferente. Nesse sentido, se um sangramento persistir por mais de dois dias, procure seu dentista. É claro que o sangramento pode surgir pela força excessiva na escovação, por exemplo. Mas pode também ser causado por gengivite, traumas e até mesmo doenças graves. Na dúvida, agende um horário com um profissional.

4 – DOR PARA MASTIGAR

Não tem como não sofrer quando sentimos dor na mastigação. São muitas as causas para esse problema, e elas devem ser investigadas. Uma das mais comuns é a disfunção da ATM, ou seja, da articulação temporomandibular. Todavia, além dela, podemos citar bruxismo, gengivite e até mesmo artrite. Então, caso você sinta essa dor, não adie: faça uma visita ao dentista e garanta a saúde da sua boca e do seu organismo!

Dentista em Cascavel - PR
Dentista em Cascavel – PR realizando atendimento em paciente.

5 – AUSÊNCIA/PERDA DE DENTES

Mesmo se a ausência dentária for “no fundo” da boca, onde não apareça, procure um dentista. Esse vazio deixado por um dente causa problemas mais sérios que a dificuldade para mastigar. Por estar relacionada à estética e, especialmente, à qualidade de vida, a preocupação com a perda dentária tem crescido. Ainda assim, a maioria das pessoas deixa para depois a resolução desse problema. A reabilitação oral é essencial para que a saúde do paciente de forma integral seja restaurada ou preservada. Então, se você sofre com esse problema ou conhece alguém que sofre, procure um consultório odontológico e faça uma avaliação.

6 – SENSIBILIDADE NOS DENTES

Hmmm, se você é daqueles que só de ler isso já sentiu aquela fisgadinha, é hora de procurar um dentista! Não poder tomar nada muito quente ou muito gelado prejudica a rotina e a tranquilidade de qualquer um. O incômodo da sensibilidade dental vai além de um instante, uma vez que esse problema pode ser causado por outros maiores. Doenças na gengiva ou raiz exposta são dois exemplos. Assim, se você tem esse problema, não tem por que sofrer. Consulte seu dentista e descubra as razões da sua hipersensibilidade.

7 – MAU HÁLITO

Esse é um problema na vida de muita gente. Aquele odor desagradável perturba nosso dia a dia e diminui a nossa qualidade de vida. Uma das principais causas é aquela mancha branca na língua, chamada de saburra. É possível resolvê-la com higienização adequada. Entretanto, o mau hálito pode denunciar problemas mais sérios, de outras partes do organismo. Até mesmo diabetes e câncer podem ser os causadores desse incômodo. Por isso, caso você sofra com mau hálito, já sabe: agende um horário com o seu dentista!

8 – MAIS DE 6 MESES SEM IR AO DENTISTA

Se faz mais de 6 meses que você não vai ao dentista, chegou a hora de remarcar a visita! A consulta de rotina é essencial para manter a saúde bucal em dia. Além disso, ela garante que nenhum detalhe passe despercebido. A avaliação odontológica frequentemente é indispensável!

9 – INSATISFAÇÃO COM A ESTÉTICA DO SEU SORRISO

Não tem como negar: a estética do sorriso interfere diretamente na nossa vontade de sorrir. Isso, sem dúvida, reflete na nossa qualidade de vida. Por isso, se você não está satisfeito com a estética do seu sorriso, também é bom agendar uma avaliação com seu dentista. Dentes desalinhados, amarelados ou sorriso gengival são alguns dos motivos que incomodam muitos pacientes. Assim, já sabe: não deixe o sorriso para depois! Agende uma consulta!             

É sempre melhor prevenir do que remediar. Então, fique de olho em todos esses sinais e agende sua consulta odontológica regularmente. Sua saúde e sua qualidade de vida agradecem!

Saiba mais sobre nossos serviços visitando nossas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *