Talvez você tenha estranhado o título deste post, mas sim: existe relação entre o cansaço e a intoxicação por metais pesados, como o mercúrio, presente no amálgama dentário! Continue lendo e saiba mais sobre isso!⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Quando nossos dentes não estão saudáveis, todos os órgãos do nosso corpo podem ser afetados. Por exemplo, os dentes pré-molares superiores estão relacionados ao pulmão e ao intestino grosso. Já os pré-molares inferiores, ao baço e ao estômago. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, existe uma relação direta entre nossos dentes e nossos órgãos. Então, o que acontece na boca interfere no corpo, assim como o que acontece no corpo pode interferir na boca, como dores de dente sentidas “repentinamente”.

Amálgama dentário e cansaço

Os problemas dentários podem provocar diversas lesões no organismo, inclusive cansaço em excesso. Agora a relação ficou mais clara, não é? Nesse sentido, dentes restaurados com amálgama liberam mercúrio para o corpo, o que causa intoxicação e sobrecarrega o sistema imunológico. Isso acontece pois o mercúrio é um metal pesado, ou seja, pode intoxicar nosso corpo só de estar presente na restauração dental. Alguns problemas como dores de cabeça, transtornos de visão, zumbidos nos ouvidos, insônia, falta de apetite, apatia, depressão, queda dos cabelos e outras consequências podem surgir em decorrência da intoxicação por este metal, que é liberado aos poucos através da mastigação, através do bruxismo (aquele ranger de dentes durante o sono) e até mesmo pela escovação dos dentes. Por isso, se você tem ainda restaurações dentárias de amálgama, o aconselhado é retirá-las, de acordo com o protocolo de segurança para paciente e dentista, e substituí-las por materiais biocompatíveis. Esse é um dos preceitos da Odontologia Biológica, uma abordagem odontológica que relaciona a saúde bucal à saúde integral, isto é, estuda os paralelos entre todos os aspectos da nossa saúde. Assim, um dos nossos pontos de trabalho é a ênfase na odontologia metal free (livre de metais). Quer saber mais? Acompanhe nossos posts no Instagram com mais conteúdos!

7 thoughts on “Cansaço e metais pesados: entenda a relação

  1. Manoel Antônio Pereira Junior says:

    Boa noite,me chamo Manoel, gostaria de saber se para remover amálgama precisa de cuidados especiais, obrigado

  2. Roberta Ferreira says:

    Olá, me chamo Roberta e a mais de 28 anos sofro com dores e sensação de metal na bocal, ia a vários dentista reclamando sobre a dor que sentia nos dentes com a platina , eles diziam que eram sensibilidade, sofri anos com dores no corpo, insônia, incontinência urina, calafrios e mãos e pés gelados e outros sintomas, mas principalmente foi a enxaqueca que me fez enxergar que estava sendo intoxicada , aconteceu quando foi ao neurologista e ele me explicou e pediu para remover as restauração de platinas , quando retirei a primeira já senti um alivio na dor que sentia no dente e sensibilidade, e não via a hora de tiara a outra pois para mim foi como ser tirasse um espinho de um elefante, logo depois depois de alguns dias percebi que a incontinência urinária tinha melhorado absurdamente. Não acredito que passei anos da minha vida com dor e outro problema que nenhum médico já mais desconfiou das malditas platinas . Hoje minha qualidade de vida melhorou 80 porcento.

  3. Arnaldo Bisoni says:

    Sim retirei todas restaurações com amálgama e minha saúde no geral está ótima! Minha ferritina voltou ao normal após mais de 20 anos !

  4. Letícia says:

    Como fazer a destoxificação após a retirada da amálgama?
    E é seguro colocar resina no lugar, mesmo quando era muito extensa a cobertura pela amálgama?

    • Apollon Odontologia says:

      Depende, primeiro precisamos avaliar seu fígado, para depois pensar em destoxificar. O método de restauração vai variar entre resinas compostas diretas, indiretas e cerâmicas. Isso precisa ser avaliado pelo profissional no momento de realizar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *