O implante está relacionado não só à estética, mas também à qualidade de vida do paciente. Para uma boa função mastigatória e boa postura, precisamos que nossos dentes estejam em oclusão (mordida) adequada. Caso contrário, toda a sua postura pode estar comprometida. Assim, para repor essas funções quando há falta de dentes, usamos as próteses dentárias: removíveis, fixas sobre os dentes vizinhos ou fixas sobre implantes. Entretanto, em pleno século XXI, com toda a tecnologia que temos, não é legal ter que usar próteses removíveis. Tirá-las para higienizar não é a melhor opção, certo? E é por isso que neste post você vai saber mais sobre os benefícios do implante dental!

Paciente da Apóllon Odontologia, em Cascavel - PR, feliz e satisfeita com o resultado dos seus implantes!
Paciente da Apóllon Odontologia feliz e satisfeita com o resultado dos seus implantes!

POR QUE IMPLANTE DENTAL?

Vamos começar do básico: os implantes dentais permitem que você tenha dentes fixos! Ou seja, isso significa não desgastar os dentes vizinhos ou apoiar essa prótese sobre eles. Além disso, os implantes são altamente estéticos e funcionais! É aliar saúde, beleza e qualidade de vida ao seu sorriso!

QUANDO É INDICADA A INSTALAÇÃO DOS IMPLANTES DENTAIS?

O implante dental é indicado sempre na falta de algum dente, tanto por perda dentária ou por agenesia (não nascimento do dente), podendo devolver dentes unitários ou unidos. Em relação a isso, a quantidade de implantes dependerá do planejamento do caso clínico. Nesse sentido, quando faltam poucos dentes na boca, geralmente instalamos implantes unitários, em que cada pino de implante terá apenas uma coroa (dente) em cima.

Quando faltam vários dentes um do lado do outro, geralmente colocamos menos implantes e fazemos uma prótese unida sobre esses implantes. Assim, podendo devolver inclusive todos os dentes, se for o seu caso.

QUANDO O PACIENTE NÃO TEM OSSO SUFICIENTE PARA INSTALAÇÃO DO IMPLANTE, O QUE FAZER?

Calma, ainda há solução! Antes de mais nada, é preciso lembrar que na maioria esmagadora dos casos conseguimos fazer enxertias ósseas (implante de osso). Dessa forma, a instalação dos implantes é possível. Porém, quando temos que fazer enxertos ósseos, não podemos devolver o dente e, às vezes, nem mesmo o implante no mesmo procedimento.

É provável que tenhamos que aguardar alguns meses para isso. Mas, é claro, tudo dependerá de cada análise. Em algumas situações, poderemos instalar os implantes no mesmo dia, apenas aguardar para instalar as coroas; enfim, cada caso é um caso, né?!

HÁ CONTRAINDICAÇÕES?

Existem sim contraindicações. Quando o paciente faz uso de bisfosfonatos, por exemplo, que são medicamentos para osteoporose, não se pode fazer esses procedimentos, pois a chance de necrose óssea é muito grande.

Em pacientes gestantes não há uma contraindicação absoluta. Porém, como é uma cirurgia eletiva, preferimos aguardar o término da gestação e do aleitamento para a realização dos implantes. Certamente, por ser um procedimento cirúrgico e necessitar de antibioticoterapia e outros medicamentos, essa é a melhor opção.

Além disso, para pacientes em processo de quimio ou radioterapia pode existir contraindicação, dependendo da região em que estiver sendo feita a sessão. A fim de que haja certeza, há sempre uma conversa com o médico responsável para chegar a uma conclusão específica para o caso clínico.

Igualmente, doença periodontal ativa torna-se uma contraindicação. É necessário o controle da doença previamente à instalação dos implantes.

Por fim, em pacientes muito jovens que ainda não concluíram seu crescimento, o indicado é aguardar esse período para que não haja modificação do posicionamento do implante por conta do crescimento ósseo. Mas existem maneiras provisórias de tratar esses pacientes com mini-implantes ou aparelhos removíveis para mascarar a falta do dente em questão.

RESULTADOS

Veja abaixo fotos de Antes e Depois do tratamento com implantes de uma paciente da Apóllon Odontologia. Resultado incrível, não é?!

QUERO COLOCAR IMPLANTE

Quer agendar uma avaliação para conversar sobre implantes? Fale com a gente!

Para saber mais sobre odontologia, leia nossos outros posts.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *