Sorriso perfeito: dez a cada dez pacientes sonham com isso! E quem é que não sonha? Dentes alinhados, brancos e bonitos realmente encantam qualquer pessoa e têm o poder de levar a autoestima lá em cima. Se você também está em busca de um sorriso assim, este post vai te mostrar um dos caminhos para chegar até ele: alinhadores invisíveis!

      

O QUE SÃO OS ALINHADORES INVISÍVEIS E COMO FUNCIONA O TRATAMENTO?

Os alinhadores invisíveis são aparelhos removíveis de acetato. Corrigem a posição dos dentes de acordo com um planejamento digital prévio feito pelo dentista especialista em ortodontia com base no seu sorriso. Sim, é um procedimento tecnológico!

É feito um escaneamento do sorriso do paciente, que é transformado em um modelo tridimensional na tela do computador. Aí chega a hora do planejamento digital, em que serão feitas as movimentações necessárias de cada dente separadamente. Essa etapa é necessária para atingir o resultado esperado pelo dentista e paciente. Ele pode aprovar ou não o tratamento antes de ir para a impressão. É bem isso que você entendeu: antes de começar o tratamento, o paciente já sabe como ficará o resultado final!

Caso o paciente aceite e goste da previsão de resultado, o tratamento começa. Dessas movimentações, serão gerados modelos virtuais muito próximos uns dos outros e serão impressos modelos em impressora 3D, sendo cada modelo um pouco mais próximo do resultado final do tratamento. Em cima deles, serão confeccionadas placas de acetato para o paciente utilizar, trocando a cada período de uma a três semanas.
No final do uso da última placa, o paciente terá o sorriso alinhado!

Aposte nos alinhadores invisíveis!

BENEFÍCIOS DOS ALINHADORES INVISÍVEIS PARA SEU SORRISO

Os alinhadores foram criados para permitir aos pacientes que alinhem seus sorrisos sem utilizar os famosos braquetes metálicos ou de porcelana. Sem a necessidade dem aparelho fixo, que, além de não ser esteticamente agradável, demanda muito mais tempo para higienização.

A empresa que desenvolveu essa técnica foi a Align Technology, com os alinhadores chamados de Invisalign. Nós, assim como a Align Technology, acreditamos que um bom sorriso pode transformar a vida de uma pessoa, e por isso eles criaram a tecnologia que dá às pessoas a segurança no processo de alinhamento dental. Foi uma revolução na indústria ortodôntica, e a cada dia que passa saem mais pesquisas e mais inovação nos alinhadores, melhorando sempre o método de tratamento par cada caso em particular. Sensacional, né?!

E PRA QUEM É INDICADO O USO DOS ALINHADORES?

Os alinhadores são indicados para quase todos os casos de ortodontia, salvo uma ou outra exceção. Dentes desalinhados, tortos, com espaços, apinhados, entre outras situações estão superindicadas a utilizar. Em relação à faixa etária, não há contraindicação, desde que o paciente tenha disciplina para utilizar no período indicado.

O principal benefício é o fato de esteticamente quase não se perceber que a pessoa está utilizando aparelho, já que é uma placa transparente. Ah, e a higienização e a alimentação são facilitadas, pois o alinhador é retirado nos momentos de comer, beber e higienizá-lo, o que melhora muito a saúde bucal dos usuários.

Outro ponto positivo: não tem risco de quebrar braquetes ou escapar fios que cortam a bochecha ou a língua! Por último, o tempo de tratamento certamente é menor, pois a movimentação é feita em cada dente individualmente.
Isso é diferente dos aparelhos convencionais, em que todos os dentes devem estar no mesmo estágio para passarem para o próximo.

CUSTO-BENEFÍCIO E ROTINA COM ALINHADORES

O investimento no tratamento convencional e dos alinhadores é bastante similar. Apenas o custo do aparelho em si depende do modelo escolhido: convencional nacional, importado, de porcelana ou alinhadores. Ah, a complexidade do caso do paciente em questão também pode interferir no valor.

Os alinhadores devem ser utilizados de 20 a 22 horas ao dia, com exceções em casos como festas ou eventos do gênero. Porém com certo controle! Quanto mais tempo passar sem os alinhadores, mais tempo levará para utilizar a próxima placa.

A higienização dos dentes é a mesma indicada para quem não utiliza nenhum tipo de aparelho. Apenas com escovação e fio dental, pois para higienizar os dentes é necessário remover os alinhadores.

O que difere é que os alinhadores devem ser higienizados também, apenas com escovação, sem necessidade de creme dental. No momento de recolocar os alinhadores, pode-se utilizar Blue-m em spray, que elimina as bactérias anaeróbias que causam o mau-hálito.

Mitos e verdades

Há boatos que os alinhadores ficam arranhados e amarelados com o uso, mas isso é mito! Não há tempo para que isto ocorra, pois as placas são trocadas no máximo a cada três semanas, sendo a média de troca de 10 dias.

Nos três primeiros dias,  o processo de adaptação ao alinhador pode ser um pouco incômodo. Mas após o segundo ou terceiro dia o paciente já começa a nem lembrar mais que está usando os alinhadores. Em relação à dor, sente-se apenas a movimentação ortodôntica, mas é importante lembrar que cada paciente é um caso único.

Quando se fala em alinhadores, a marca que vem à cabeça é e será por muito tempo a Invisalign. Porém, existe também outra forma de usar esse tipo de tratamento,  por meio do scanner intraoral  e a impressora 3D. Hoje, além do Invisalign, é a forma como trabalhamos na Apóllon.

Nosso ortodontista, Dr. Ricardo Sampaio de Souza, é especialista há 25 anos em ortodontia, mestre e doutor na área, e já é Invisalign Doctor há 12 anos, sendo o pioneiro na região Oeste do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *