Escovar os dentes e passar fio dental regularmente nem sempre é o suficiente para garantir a saúde bucal. Por isso, fique atento a esses 5 sinais de que sua saúde pode estar emitindo um alerta! Dessa forma, você poderá prevenir doenças e não deixar que nada afete seu sorriso e sua qualidade de vida. Leia o post e descubra quais são eles!

1 – GENGIVA EDEMACIADA E SANGRANTE

Se você percebeu que sua gengiva está mais vermelha que o normal e está inchada, é hora de procurar um dentista. Certamente, existem várias possíveis causas para inflamação gengival e quadro bacteriano. Nesse caso, você pode sofrer com mau hálito, perceber sangramento ao passar fio dental e, em situações graves, até perder algum dente. Por isso, não deixe de agendar uma avaliação odontológica!

2 – DORES NA ARCADA, NOS OUVIDOS E NA CABEÇA: RELAÇÃO COM SAÚDE BUCAL

Sem dúvida, o posicionamento incorreto dos dentes pode causar dores na arcada, nos ouvidos e na cabeça, seja o siso, seja o restante dos dentes. Por vezes, o bruxismo também é o responsável pelos incômodos e desconfortos. Assim, antes de tomar medicações para dor, procure um dentista e verifique se a deficiência na saúde bucal não está gerando outros problemas.

Saúde bucal: 5 sinais de que a sua está fragilizada
Avaliação odontológica é essencial para garantir saúde bucal

3 – PLACA BACTERIANA

A saber, vários alimentos acabam deixando nossos dentes amarelados. Entretanto, isso também pode acontecer por falta de higiene adequada. A placa bacteriana acumulada sobre os dentes fica com um tom amarelado e a longo prazo essa placa vai calcificando e se tornando tártaro ou cálculo dental, o que causa o tom amarelo entre e sobre os dentes e, também, no limite da gengiva. A questão principal, neste caso, não é a estética, mas sim a saúde, pois as consequências podem ser graves.

4 – SENSIBILIDADE DENTAL

Hmmm, se você é daqueles que só de ler isso já sentiu aquela fisgadinha, é hora de procurar um dentista! Não poder tomar nada muito quente ou muito gelado prejudica a rotina e a tranquilidade de qualquer um. O incômodo da sensibilidade dental vai além de um instante, uma vez que esse problema pode ser causado por outros maiores. Retrações na gengiva e dentina exposta são dois exemplos. Assim, se você tem esse problema, não tem por que sofrer. Consulte seu dentista e descubra as razões da sua hipersensibilidade.

5 – CASOS DE BATIDA NA BOCA E A SAÚDE

Alguns traumas que envolvem a boca e os dentes devem receber atenção especial. Se algum acidente afetar a polpa do dente, pode acontecer um processo de necrose, o que é muito grave. Assim, caso você bata a boca em algum acidente, mesmo sem fratura, é preciso procurar seu dentista. Lembre: prevenção é sempre a melhor forma de lidar com a saúde, tanto geral quanto bucal!

Quer saber sobre saúde bucal? Leia nosso post sobre sensibilidade.

Acesse nossas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *