Sorriso: essa palavrinha carrega muita informação por trás dela, não é?! Quem é que nunca sonhou com dentes lindos, alinhados e brancos como os de muitas celebridades? Muita gente acredita que o único passo para atingir o sorriso dos sonhos é usando um aparelho ortodôntico. Mas a odontologia oferece mais, muito mais para quem busca sorrir sem medo! É claro que o aparelho ortodôntico é um aliado imbatível nessa tarefa, mas ele não é o único. As facetas de porcelana ou lentes de contato dental têm um grande poder de transformar os dentes.

MAS, AFINAL, O QUE SÃO AS FACETAS DE PORCELANA?

As facetas de porcelana ou lentes de contato dental são capas extremamente finas de porcelana encaixadas e coladas sobre os dentes. Elas são feitas de forma personalizada de acordo com os anseios e vontades de cada paciente. Servem para corrigir a estética e função dos seus dentes,podendo corrigir cor, machas, formato, posição, alinhamento, tamanho dos dentes, diastemas (espaços entre os dentes) entre outros fatores estéticos que você não goste no seu sorriso. É um processo simples para o paciente, porém demanda técnica, habilidade e conhecimento do seu dentista. Essa atenção garante que o resultado seja realmente um sorriso que combine com você!

Facetas de porcelana: ótima opção para o sorriso perfeito!

COMO FUNCIONA O PROCEDIMENTO?

O processo funciona da seguinte maneira: primeiro, serão realizadas fotos e moldagem dos pacientes para estudo e planejamento do caso, ou seja, para fazer com que as lentes não pareçam lentes, mas sim dentes naturais. Esse é o nosso principal objetivo! Para isso, também contaremos com algumas informações cedidas pelo próprio paciente, pois acreditamos que ele pode e deve opinar, já que será o seu novo sorriso. 

Não basta estar estético apenas no ponto de vista do cirurgião-dentista, deve estar agradando (e muito!) o paciente. Após o planejamento, faremos o Mock-up, ou test-drive, do sorriso, para você ver em você mesmo, de forma completamente reversível, como ficará o resultado dos seus dentes. Nessa sessão, pedimos para que pessoas queridas do paciente estejam presentes para opinar se há necessidade de mudar algum detalhe ou se, por ventura, é necessário mudar tudo!

Esse passo será feito até a completa aceitação do paciente e dos demais presentes na consulta. Após aprovação do novo sorriso, faremos os preparos dentais que contam com desgastes seletivos nos dentes, para poder receber as peças cerâmicas sem interferências. Na consulta seguinte, será feita a provadas facetas e cimentação/colagem das mesmas. Sorriso novo pronto!

QUEM NÃO PODE USAR?

Não existe contraindicação aparente, mas não é por isso que todo o paciente tenha indicação para fazer. Para pacientes muito novos, por exemplo, podemos lançar mão de tratamentos menos invasivos, com resinas compostas. Pacientes com problemas de higiene deve ter esta questão previamente tratada. Mas, a princípio, todo paciente pode receber as facetas em seu sorriso.

COMO SABER SE DEVO COLOCAR AS FACETAS?

As facetas são indicadas para pessoas que querem melhorar seu sorriso e não conseguem com aparelho dental ou clareamento. Então, partimos para as facetas, seja de resina ou de porcelana. Se você tem qualquer problema com seu sorriso, qualquer detalhe que não seja do seu agrado, converse com um dentista especialista na área! Ele vai saber te dizer o que pode e o que precisa ser feito.

QUAL É A DURABILIDADE?

As porcelanas são confeccionadas para durarem uma vida inteira, porém, até mesmo dentes naturais podem quebrar, não é mesmo?! Existe sim a possibilidade de fraturar uma lasquinha de uma ou soltar outra ao longo dos anos.Se o dentista fizer um trabalho bem planejado, limpo, com materiais de qualidade e uma boa técnica e o paciente seguir as instruções, higienizando bem e cuidando com alimentos duros, as chances de isso acontecer são reduzidas. 

AS FACETAS INTERFEREM NA ALIMENTAÇÃO?

O paciente deve ter o mesmo cuidado que se tem com dentes naturais, cuidando especialmente com alimentos duros, como torresmo, e não mordendo frutas com os dentes da frente. Se não sabia, fica a dica para você! Não se pode rasgar a maçã ou outras frutas com os dentes da frente, pois aforça causada pode levar a uma fratura dental, quem dirá de uma porcelana. No mais, basta seguir as mesmas orientações já seguidas com os dentes naturais.

QUAIS OS CUIDADOS NECESSÁRIOS?

Os cuidados são exatamente os mesmos dos seus dentes naturais. Não há diferenças. As lentes passam a fazer parte do seu dente, se integram a ele. Para sua limpeza, basta o bom e velho kit de higienização com escova, creme e fio dental. No final do procedimento, confeccionamos uma placa de proteção do seu novo sorriso, usada na hora de dormir, que inclusive previne e controla o bruxismo e relaxa a musculatura facial!

Quer saber mais sobre odontologia? Veja nossos outros posts!
Acompanhe também nossas redes sociais 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *