ACUPUNTURA

A acupuntura, primeiramente, é um método terapêutico criado na China há aproximadamente 5 mil anos. Hoje, de fato, está incorporada no arsenal terapêutico da odontologia, ampliando seus recursos no diagnóstico e no tratamento dos pacientes.

A palavra acupuntura origina-se do latim: acus, que significa agulha, e punctura, que significa puncionar. Refere-se, portanto, à inserção de agulhas através da pele em pontos estratégicos do corpo para produzir o efeito terapêutico adequado.

Ela é eficaz, sem dúvida, no auxílio e alívio da dor, através da liberação de opioides (substâncias semelhantes à morfina produzidas pelo próprio corpo). Assim, o tratamento aumenta a taxa de secreção de neurotransmissores e neuro-hormônios, além de melhorar o fluxo sanguíneo e a função imunológica.

A Organização Mundial da Saúde fornece uma lista de mais de 50 doenças para as quais o tratamento é indicado, não só fibromialgia, dores de cabeça, mas também ansiedade e insônia. Dentro da odontologia, ela é utilizada no processo pré e pós-operatório, com o propósito de diminuir a ansiedade, minimizando sintomas, reduzindo muito o risco de hemorragias e edemas e facilitando a analgesia.

Com a técnica de acupuntura aliada ao tratamento odontológico, ganhamos mais autonomia e segurança durante todos os procedimentos e obtemos uma resposta mais eficaz do organismo, o que torna a odontologia mais humana, mais voltada ao bem-estar do paciente, já que nossos horizontes não se limitam ao céu da boca. Entre em contato com nossa equipe!

MAIS INFORMAÇÕES