Inúmeros fatores podem causar manchas nos dentes. Muitas vezes, ao ver um pontinho escuro, já pensamos que é cárie, certo?! Entretanto, em muitos casos são apenas marcas de selamento biológico. Nessas circunstâncias, o dente não precisa passar por procedimentos restauradores. Mesmo assim, há pacientes que são submetidos a eles. Então, leia o post completo e entenda a importância do assunto para a saúde bucal!

SELAMENTO BIOLÓGICO: O QUE É?

Nossos dentes têm uma anatomia própria, né?! Pois é, eles são constituídos por muitos sulcos. Por vezes, nesses sulcos acabam surgindo pigmentos escurecidos. Por isso, pensamos, eventualmente, que estamos com lesão de cárie. Mas, na verdade, é apenas um selamento biológico, isto é, minerais e corantes que são incorporados à estrutura do dente. Portanto, essa pigmentação “natural” não precisa de remoção e restauração, pois esta é um procedimento invasivo que deve ser evitado quando não é necessário. Dessa forma, a visita ao dentista é indispensável para que o diagnóstico correto seja feito!

CÁRIE E SELAMENTO BIOLÓGICO: COMO DIFERENCIAR?

Na consulta odontológica, o profissional vai analisar todo o histórico do paciente. Após a avaliação e a anamnese, que são perguntas sobre sua saúde e seus hábitos, possivelmente será solicitado um exame de raio-x.

Nem sempre apenas olhando para a pigmentação o dentista conseguirá identificar se é selamento biológico ou cárie. Por isso mesmo, o exame deve ser feito. Caso seja cárie confirmada, a restauração será a melhor saída.

AINDA SOBRE CÁRIE

É sabido que uma cárie não tratada pode prejudicar a estrutura dentária, além de causar muita dor no paciente. Isso acontece porque, diferentemente do selamento biológico, ela é uma lesão causada por diversos fatores, inclusive bactérias, o que compromete a saúde bucal.

A cárie desmineraliza o dente, ou seja, o dente fica fragilizado e perde estrutura, o que não acontece com o selamento biológico. A pigmentação do sulco, quando não é cárie, não causa malefícios ao paciente.

Se seu dentista disser que é cárie e você ficar na dúvida, observe se tem manchas brancas ou cavitadas (com buraquinhos) nessa região. Assim, se tiver, provavelmente seja cárie. Sem dúvida, por incrível que pareça, a cárie tem como característica lesão branca antes de se tornar uma lesão cavitada.

RESUMINDO: FIQUE ATENTO!

O sulco pigmentado pode ou não ser cárie. Então, ao visitar seu dentista, questione sobre suas manchinhas escuras nos dentes. Se houver necessidade de restaurações, elas devem ser realizadas. Contudo, se for apenas selamento biológico, pode-se agendar apenas uma profilaxia para reduzir essas manchinhas.

Saiba mais sobre nossos serviços visitando nossas redes sociais!